![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhN4R1oojzsP9MVJVA2jsHDzNWwJT1Mt0BdiKcM1BYBpEJITA8opYs5rQMi_86SfBCuqA6jv5MFgecfr8vtioc_e3kDX12SQuj8IBhkI57aXrxjPK8r9LRnYL-R988tYVyXYjpv6n18jOi-/s320/08.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqfcJRGuV2gXf0TwAgHI9F2hu3TFtrO6RbHBYIRC0YgNtYVx7b67rmKB6cr5tGB-tMPCrDXyPOKCSIxBeC6LEYDqsjde_zj1Tx4zLXn7q3XVuW47FNh2vxD6qQfYnMwwpZ1f8XNBbznmAy/s320/07.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpWiV0j03n3JIUmI7Kumijrg60cwE1IYmRjgPze_EiA9xqJ8MQbySMyzOIC_Dpjt6uExWVNGNYHmL4-u-4-BtiCqQia_StsNzrkbP3Laqc217PZhw9PwUUjdFAjq8ioGn_Ae7Wlypn90TK/s320/Y.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisiGMd1xJ97EBbEGSd_c5dX-Q-L9kCQGnj3burJeYJt1bqBN8alYJn0PcxaQTDGVukjayq7nI1NHdx65gNQhrHdDjT0-X8UHotf2ztxqhqAF-s8aZ_1T4LCSRaNhsJQ-fVcbebFCjHS1FB/s320/M.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghuOhOOfXV_bzpNGx_PiKgnzB4wpZh1SYlUt6TmWfIOym_G5mIEm7GVDvJuGcvzuHFJ5VBqm1-vpKp1-J0lc-1QZ3fkiwbLvorLBcbSJyroPDtUmvU6gHxwmCkJcfFaFXbPxpHCqDAAdkG/s320/L.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcwIyLCezdyCWWRwYydyH3D9tHVpEEuy-c8YDzuurQltE6MrRAwQW-gcTqjI8ZVFy5erem0dX_DH7N0VY7vH_XO3X35z2D6-vyEf12gOfQZMDuUOS19F2QR4mlXR2eqou5vyQCFvwei-U5/s320/G.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfsFuyqp_8oF63LlJqC2PUKthxZ20wfea13DNMsR-Q4ppN9KjaRrESHnPG3EWq3k0DNOeN_8oJ8ALqDmqKE2lQEJ1r3aOg3O2yPfwW5LwCLYxLlpGUvXMG3sQhHSRj1FPW1SbxlvZMw46c/s320/D.jpg)
Cão ou cachorro (Canis lupus familiaris[1]) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzentoasiático pelos povos daquele continente há cerca de 100 000 anos.[2] Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade de (mais de 400) raças caninas, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. Ovira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou mestiços, descendentes de diferentes raças.
O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelenteolfacto e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Estes são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do humano e a do cão.
É quase certo que o cão originou-se do lobo cinzento ou de outra espécie de Canis lupus.[3] Isso significa que o cão doméstico surgiu do lobo e que deste é, no máximo, uma raça ou variedade ou uma subespécie. Por causa disso, o antigo nome científico do cão Canis familiaris, dado por Carolus Linnaeus em 1758, foi trocado para Canis lupus familiaris.
[editar]Ancestrais e a história da domesticação
As origens do surgimento do cão doméstico baseiam-se em suposições, por se tratar de ocorrências de milhares de anos atrás. Uma das teorias sugere que cerca 20% das raças encontradas atualmente surgiram há 10 000 anos no Oriente Médio, segundo estudo que envolveu 36 cientistas da Universidade de Califórnia e foi publicado na revista Nature em 18 de março de 2010. Uma das evidências está baseada em achados arqueológicos, já que foram encontrados cachorros enterrados com humanos[4].
O surgimento teria ocorrido por seleção artificial de filhotes de lobos cinzentos e chacais que viviam em volta dos acampamentos humanos[carece de fontes] pré-históricos, alimentando-se de restos de alimentos ou carcaças deixadas como resíduos pelos caçadores-colectores. Os seres humanos perceberam que havia certos lobos que se aproximavam mais do que os outros e reconheceram certa utilidade nisso, pois eles davam alarme da presença de outros animais selvagens, como outros lobos ou grandes felinos. Eventualmente, alguns filhotes foram capturados e levados para esses acampamentos humanos, na tentativa de serem criados ou domesticados.
Com o passar do tempo, os animais que, ao atingirem a fase adulta, se mostravam ferozes, não aceitando a presença humana, eram descartados ou impedidos de se acasalar. Deste modo, ao longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes ao ser humano, aos quais era permitido o acasalamento e que, quando adultos, eram de grande utilidade, auxiliando na caça e na guarda do acampamento. Isto levou eventualmente à criação dos cães domésticos
Existem mais de 800 raças de cães, reconhecidas por vários clubes em todo o mundo.
Embora apresentem fenótipos bastante diferentes, os genótipos mostram que as raças são bem parecidas[4].
Muitos cães, especialmente fora dos Estados Unidos da América e da Europa Ocidental, não pertencem a nenhuma raça reconhecida. Há alguns tipos básicos de raça que têm evoluíndo gradualmente seu relacionamento com os seres humanos ao longo dos últimos 10.000 anos ou mais, mas a maioria das raças modernas são, relativamente, derivações recentes.
No século XIX, virou moda formar novas raças, sendo que 80% das encontradas atualmente datam desta época[4].
Muitos destas são, portanto, o produto de um deliberado processo de seleção artificial. Devido a isto, algumas raças são altamente especializadas, e há extraordinária diversidade morfológica entre diferentes raças. Apesar destas diferenças, os cães são capazes de distinguir cães de outros tipos de animais.
A definição de uma raça canina é uma controvérsia. Dependendo do tamanho da população original de fundadores, raças de pool de genes fechados podem ter problemas de endogamia, especialmente devido ao efeito fundador. Criadores de cães estão cada vez mais conscientes da importância da genética das populações e da manutenção de diversos pool de genes. Algumas organizações definem uma raça mais vagamente, de tal forma que um indivíduo pode ser considerado de uma raça, enquanto 75% da sua filiação é de outra raça.
Vira-lata ou Rafeiros (também chamados de "SRD" - de "Sem Raça Definida") são cães que não pertençam a raças específicas, sendo misturas na variante mais de duas percentagens. Às vezes diferentes raças de cães são criadas deliberadamente, a fim de criar inter-raças, como o Cockapoo, uma mistura de Cocker Spaniel e Poodle Miniatura. Esses tipos de cães podem exibir um certo grau de vigor híbrido e de outras características desejáveis, mas podem herdar qualquer uma das características desejadas dos seus pais, tais como o temperamento ou de uma determinada cor ou tipo de pêlo. Sem análises genéticas dos pais, os cruzamentos podem acabar por herdar defeitos genéticos que ocorrem em ambas as raças parentais.
A raça é um grupo de animais que possui um conjunto de características hereditárias que a distingue de outros animais dentro da mesma espécie. Cruzar duas ou mais raças é também uma forma de criação de novas raças, mas é apenas uma raça quando haver descendência de um determinado conjunto de características e qualidades. Algumas raças de cão possuem características específicas que os fazem se destacar em algumas tarefas. Para desenvolver mais estas características os cães normalmente são domesticados e adestradospara obedecerem ao dono e para reagir corretamente a determinadas situações. Segue abaixo alguns usos dos cães pelo homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário